quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Vivências - Cabelegria

Tainá  Teixeira Corte - É aluna do curso de Direito do CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
Vivenciou a experiência no Terceiro setor entre fevereiro e junho de 2014.
A Tainá cortou os próprios cabelos para doação, durante a apresentação desse trabalho à sala.



Nome da Instituição: CABELEGRIA



Localização: Avenida Parada Pinto, 3420, Bl. 06, Ap. 33, Vila Nova , Cachoeirinha, São Paulo/SP
http://cabelegria.com.br/

Por que, como e quando foi criada?
O CABELEGRIA foi criado no dia 17 de outubro de 2014, a princípio era feito através da rede social FACEBOOK, ao perceberem que o projeto estava tendo um grande retorno por parte das pessoas resolveram ampliá-lo com a intenção de ajudar ainda mais crianças com câncer.
No início eram duas amigas unidas pela causa, atualmente elas contam com diversos voluntários.

Qual o público atendido?
Crianças com câncer

Como é mantida?
O CABELEGRIA não possui um endereço fixo, as pessoas cortam os cabelos e enviam para o endereço das fundadoras do projeto. Esse projeto conta com a ajuda da empresa Andrea Lopes Cabelos que é especializada em fazer perucas e faz as perucas sem custo algum para o CABELEGRIA.

O que chamou a sua atenção?
As entrevistas de quem doa os cabelos, muitas pessoas se sentem receosas ao cortar os cabelos, mas abrem mão do receio, abrem mão do que é esteticamente aceitável para ajudar o próximo e ao invés de se sentirem com baixa-estima, sente-se bem.

Como você ajudou a instituição?
No início do ano foi feito um trote solidário na antiga faculdade que eu estudava do qual ajudei a organizar e muitas “calouras” rasparam o cabelo, não foi destinado ao CABELEGRIA e sim para outra instituição, irei doar meu cabelo para o CABELEGRIA futuramente, também fiz a divulgação em vários salões de cabeleireiros da minha cidade, onde passei a informação de que pode sim doar cabelos mesmo que o mesmo esteja com química e/ou tintura, afinal muitas pessoas acabam cortando os cabelos e jogando fora achando que o mesmo não tem utilidade alguma.
Durante a apresentação desse trabalho à sala, cortei os meus cabelos para doação, visando incentivar outras pessoas.

Conclusões:
O CABELEGRIA traz uma esperança para esses pacientes, uma esperança de dias melhores, aquela esperança de se olhar no espelho e ainda enxergar quem você é e mais a esperança de saber que todos estão juntos contra essa doença, para os doadores, segundo relatos, é uma forma de expandir a sua existência fazendo com que se viva um pouco mais em outra pessoa.

Um comentário:

  1. Gosto muito desta iniciativa. Pessoas que enfrentam uma doença tão séria podem ter mais alegria ao ver sua vaidade recuperada. Parabéns à aluna doadora!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião