segunda-feira, 16 de março de 2015

Como Elaborar um Seminário

O Seminário 



Um dos  gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade é o Seminário.
Ele faz parte da categoria que transmite oralmente conhecimentos específicos - técnicos ou científicos- a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.

A participação em seminários é prática bastante comum.

Ele não acontece apenas na escola, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.

Da mesma forma que a escrita, o seminário requer procedimentos específicos para realizá-lo. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante do trabalho, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. 

Dicas de planejamento:

1.Os apresentadores devem dominar o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros
2. É de grande valia a produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso de cada apresentador.
3. Realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado é outro aspecto a ser observado.
4. Deve-se procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, data show, microfone, entre outros.
5. No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn... prejudicam a fluência na exposição.
6.A postura dos apresentadores é fator relevante, os mesmos devem evitar gestos excessivos e expressões faciais que não condizem com a situação.
7.  Cada apresentador deve manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono.  
8. Usar vestimentas adequadas ao ambiente e a seriedade da apresentação.
9. Sobretudo, permanecer de frente para a plateia

Dedicação e autoconfiança são elementos para a elaboração de um seminário de sucesso.



Fontes Consultadas:

http://www.brasilescola.com/redacao/o-seminarioque-e-como-realizalo.htm



http://www.portugues.com.br/redacao/seminario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião